Gripe suína fecha o Santo Inácio

0
Colégio suspende aulas por uma semana, depois de alunos terem diagnóstico confirmado

O Colégio Santo Inácio, em Botafogo, suspendeu as aulas de todas as séries depois que dois alunos tiveram casos confirmados de gripe suína. Outros dois estudantes estão sob suspeita, à espera de confirmação de diagnóstico. O afastamento atinge um total de 4.900 alunos e mais de 500 profissionais – entre professores e funcionários. A previsão é que as aulas sejam retomadas na terça-feira. A Escola Parque, na Gávea, também tem um aluno do 9º ano com caso confirmado.

A decisão do Santo Inácio de suspender as aulas de todas as séries ocorreu à tarde, com a suspeita de um novo caso da nova gripe no 3º ano do ensino médio. De manhã, a direção do colégio havia suspendido as aulas de todas as turmas do 7º e do 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ano do Ensino Médio, depois que dois estudantes tiveram o diagnóstico da doença confirmado e um estava à espera de diagnóstico. A decisão de suspender as aulas para todos os alunos se deveu à pressão dos pais.

– Não sei se avisaram ao vírus da gripe suína que só os alunos de algumas séries correm o risco de pegar a doença. Por isso, como tenho quatro filhos no colégio, em séries diferentes, vou deixar todo mundo em casa – diz o coordenador editorial da Editora Record, Sérgio França.

Máscaras

Por precaução, alguns alunos que estudam no turno da tarde foram para escola usando máscaras. O colégio Santo Inácio informou que, seguindo orientação das autoridades de saúde pública, interditou áreas de uso comum, como laboratórios e salas de informática. As salas de aula estão com as portas e janelas abertas e com os aparelhos de ar condicionado desligados. Os alunos adoentados estão sendo tratados em casa.

A escola informou que os infectados com o vírus H1N1 são uma aluna do 1º ano do Ensino Médio que teria contraído a doença durante uma viagem aos Estados Unidos, onde participou de um festival de dança; e um aluno do 9º ano do ensino fundamental, que adquiriu o vírus num contato com um primo que voltou de viagem ao exterior.

A aluna do 1º ano é do grêmio estudantil e participou de uma reunião com o grupo na última quintafeira.

Nesse encontro, estavam presentes alunos do 9º ano do ensino fundamental e também do 1º, do 2º e do 3º ano do ensino médio.

Escola Parque

Na Escola Parque, na Gávea, a direção confirmou o caso de um aluno da turma 903, do 9º ano. A família informou o fato à escola na terça-feira. A escola comunicou o caso aos outros pais ontem. A Escola Parque buscou orientação do Centro de Vigilância Estratégica em Saúde, que coordena os assuntos relacionados à gripe suína no Rio. O centro recomendou que os alunos que tiveram contato com o estudante infectado não compareçam às aulas e fiquem em isolamento domiciliar. Segundo a escola, nas outras séries, a rotina continua normal. Mas muitos alunos, por conta própria, estão faltando às aulas.

Pediatras acham que é positiva a decisão de suspender as aulas. Para Isabela Ballalai, a medida se justifica uma vez que tem como objetivo evitar a propagação da doença.

– Nesse sentido é válido. Mas é bom ressaltar que a letalidade da doença é baixa e nem mesmo suas manifestações aqui no Brasil têm sido graves – diz.

O presidente do Departamento de Infectologia da Sociedade Brasileira de Pediatria, Eitam Berezin, faz uma recomendação especial. As crianças que não foram vacinadas contra gripe sazonal devem fazê-lo.

– Como estamos na temporada da gripe sazonal, pelo menos já elimina uma hipótese.

Mais duas escolas de São Paulo decidiram ontem antecipar as férias de parte ou de todas as turmas como medida de precaução contra a gripe suína, elevando a oito o total de instituições paulistas afetadas. Lá, oito mil alunos estão sem aula.

Postar um comentário

0Comentários

Please Select Embedded Mode To show the Comment System.*

#buttons=(Ok, vamos lá!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Check Now
Ok, Go it!