Secretário de Saúde em quarentena

0
Brasil já tem 131 casos. Escola em São Paulo com alunos doentes antecipa férias

A gripe suína parece não estar poupando nem as autoridades de saúde no Brasil. O secretário estadual de Saúde do Rio, Sérgio Côrtes, está com sintomas da doença. Ele está em casa em quarentena. Sérgio Côrtes começou a apresentar sintomas após voltar de viagem aos EUA na última terça-feira. As pessoas que tiveram contato com ele também estão sendo monitoradas.

O secretário estadual está co sintomas como febre e dor no corpo. Amostras para análise laboratorial foram colhidas e encaminhadas para a Fiocruz. A mulher de Côrtes, que viajou com ele, o acompanha em casa enquanto aguardam o resultado do exame.

São Paulo dispara

Foram confirmados ontem 17 novos casos da gripe suína no Brasil, que agora tem um total de 131 ocorrências. Dos nos novos episódios, 14 foram registrados em São Paulo, dois em Goiás e um no Rio Grande do Norte. Assim, São Paulo dispara no número de ocorrências, com 55 registros. No Rio, o número de casos é de 15 pacientes infectados.

A situação em São Paulo já está afetando o cotidiano. O colégio Pueri Domus antecipou as férias escolares, depois que dois alunos tiveram diagnóstico confirmado da doença. Segundo a assessoria, os alunos deveriam ter aulas até o dia 26 de junho, mas o o semestre foi encerrado ontem.

Um estudante do Pueri Domus, que tem 12 anos, eve a doença, num caso confirmado há dez dias. Ele pegou a doença da própria mãe, que havia viajado ao exterior.

Outro estudante do colégio, do 6º ano, viajou para a Argentina no último feriado e apresentou os sintomas no retorno ao país. O resultado do exame feito pelo Instituto Adolfo Lutz saiu ontem e confirmou o diagnóstico.

Seis pessoas morreram vítimas da doença na Argentina. Até o momento, as autoridades de saúde do país têm confirmados 946 infectados. O Chile também já registrou quatro mortes e mais de 3 mil casos. A doença vem avançando rápido nestes dois países, devido, segundo especialistas, ao frio provocado pelo inverno.

Além dos casos de pacientes brasileiros que pegaram a doença no exterior, o Brsail já tem 23 casos de transmissão autóctone (ocorrida dentro do território nacional), mas o Ministério da Saúde considera que todos têm vínculos com pacientes procedentes do exterior, o que configuraria uma situação de transmissão limitada. Segundo a Organizãção Mundial de Saúde, apenas México, Estados Unidos, Canadá, Chile e Austrália são considerados os países com transmissão sustentada da gripe suína.

Até o momento, 88 países têm casos confirmados e divulgados da doença, de acordo com informações dos governos ou da OMS. Do total, 35 têm casos autóctones, como o Brasil.

O último balanço da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre a gripe suína divulgado hoje eleva para 44.287 o número de casos confirmados no mundo, o que representa um aumento de cinco mil ocorrências em apenas dois dias. O país com maior número de doentes ainda é os EUA, com 17.855 pessoas infectadas.

Postar um comentário

0Comentários

Please Select Embedded Mode To show the Comment System.*

#buttons=(Ok, vamos lá!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Check Now
Ok, Go it!