São Gabriel fecha escolas

0

Em função do surgimento de casos suspeitos de gripe A, o prefeito de São Gabriel, Rossano Gonçalves, decretou ontem situação de emergência no município da Campanha.

A possibilidade da transmissão da doença levou o prefeito a proibir, por tempo indeterminado, qualquer aglomeração de pessoas. Todos as escolas e creches, a partir de hoje, estão com as aulas suspensas. Festas, bailes e até missas não podem acontecer.

As medidas foram anunciadas depois que uma estudante de 14 anos voltou da Argentina com sintomas da doença. A confirmação, no entanto, ainda não ocorreu. Segundo a diretora da Secretaria de Saúde de São Gabriel, Catia Raposo, ontem havia 17 casos suspeitos – são pessoas que teriam tido contato com a menina.

– Perdemos o controle, já que pessoas que tiveram contato com a menina que pode estar com a gripe foram a lugares públicos e fechados – explica o secretário de Saúde do município, Paulo Fernado Forgiarini.

A reação da prefeitura é considerada excessiva pelo diretor do Centro Estadual de Vigilância em Saúde, Francisco Paz.

– Não somos contrários, mas neste momento, não é necessário tomar medidas tão radicais. Até porque não há nada confirmado. O procedimento padrão é isolar a pesssoa suspeita e isso está funcionando até agora – diz.

Colégio tem aluno infectado e decide suspender atividades

O Colégio Farroupilha, um dos mais tradicionais de Porto Alegre, decidiu suspender todas as suas atividades até o dia 29 após a confirmação de que um dos 2.150 alunos foi infectado com a gripe A.

A medida causou apreensão entre pais e alunos, que lotaram o Hospital Conceição para fazer exames ontem. A corrida causou problemas no atendimento da casa de saúde. Em três horas, na noite de ontem, pelo menos 70 pessoas da escola procuraram a instituição, referência para os casos dessa enfermidade.

A chefe da equipe de Vigilância das Doenças Transmissíveis da Secretaria Municipal de Saúde, Maria de Fátima de Bem, alerta que as pessoas sem sintomas não devem procurar o hospital, pois o vírus só é detectado em pacientes doentes.

– Quem preferir pode procurar qualquer outra unidade de saúde, não precisa ser só o Conceição. – ressaltou.

As aulas no Farroupilha serão recuperadas em julho. O aluno, que tem 13 anos e estuda na 8ª série, fazia intercâmbio na Alemanha. Retornou há cerca de uma semana, com sintomas.

– Suspendemos todas as aulas. A ideia era que apenas a turma desse aluno tivesse as aulas interrompidas, mas prevenir é melhor do que remediar – explica o diretor do Farroupilha, Roberto Py.

O diretor do Centro Estadual de Vigilância em Saúde, Francisco Paz, afirmou que a medida do estabelecimento de ensino foi excessiva.

Postar um comentário

0Comentários

Please Select Embedded Mode To show the Comment System.*

#buttons=(Ok, vamos lá!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Check Now
Ok, Go it!