Ministro de Saúde brasileiro falta a encontro
O Globo
O governo da Argentina confirmou ontem que 137 pessoas já morreram vítimas do vírus H1N1 no país, que passou a ocupar o segundo lugar no ranking mundial de óbitos, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, com 211 casos. O México, onde teve origem a gripe suína, passou para o terceiro lugar, com 124 vítimas da pandemia.
Hoje, o ministro da Saúde argentino, Juan Manzur, será o anfitrião de um encontro de ministros da saúde da América do Sul para discutir como combater uma possível epidemia. O ministro brasileiro, José Gomes Temporão, vai faltar à reunião e mandar um representante, o diretor de Vigilância Epidemiológica do Ministério da Saúde, Eduardo Hage. Segundo a assessoria de Temporão, ele não participará do debate porque já estaria comprometido com uma agenda com o presidente Lula e com prefeitos que foram a Brasília para a Marcha dos Prefeitos.
O aumento dos casos da nova gripe na Argentina afastou aproximadamente 30% dos brasileiros que haviam comprado pacotes de viagem para visitar em julho a cidade de Bariloche, destino mais procurado nesta época do ano. A estimativa, segundo o site G1, é das duas maiores entidades do setor, a Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav) e Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa).