"Katia" se transforma de novo em furacão e depressão permanece estacionária

0
Miami (EUA)

A tempestade tropical "Katia" ganhou nesta sexta-feira intensidade ao aumentar seus ventos a 120 km/h e se transformou de novo em furacão categoria 1, ao leste das Pequenas Antilhas, enquanto a 13ª depressão está quase estacionária ao sul do litoral da Louisiana.

No boletim das 10h (de Brasília) desta sexta-feira, o Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos comunicou que "Katia" estava a 1.135 quilômetros ao norte das Pequenas Antilhas e se deslocava em direção ao oeste com velocidade de 22 km/h.

Espera-se que o tufão continue nesta sexta-feira e no sábado se movimento em direção ao oeste e que aumente sua intensidade.

Enquanto isso, a depressão tropical estava localizada a 310 quilômetros ao sudoeste do delta do rio Mississipi e a 370 quilômetros ao sudeste de Port Arthur, no Texas. O fenômeno arrastava ventos máximos sustentados de 55 km/h.

Espera-se que continue nesta sexta-feira e neste sábado esse movimento "lento e errático" rumo ao noroeste e que o centro do sistema "se aproxime da costa sul da Louisiana durante o fim de semana", acrescentou o NHC, com sede em Miami.

Permanece aviso de tempestade para a costa norte do Golfo do México, de Pascagoula até Texas, incluindo a cidade de Nova Orleans, o lago Pontchartrain e o lago Maurepas.

As grandes companhias de petróleo e gás que operam no Golfo do México começaram na quinta-feira a retirar seus funcionários das plataformas, como medida de segurança.

Os meteorologistas esperam fortalecimento gradual da depressão para as próximas 48h, pelo qual poderia se transformar em tempestade tropical "no fim da sexta-feira".

Por outro lado, os meteorologistas não prevêem que a tempestade tropical "Katia" se fortaleça muito nesta sexta-feira em seu caminho rumo ao norte das Pequenas Antilhas, embora o fenômeno meteorológico "poderá se transformar de novo em furacão no fim de semana".

"Katia" está situada a 1.205 quilômetros ao norte das Pequenas Antilhas e arrasta ventos máximos sustentados de 110 km/h. Se desloca para o oeste com velocidade de translação de 24 km/h.

Nesta temporada de furacões no Atlântico, que começou em 1º de junho e termina em 30 de novembro, se formaram 11 tempestades tropicais e dois furacões, incluindo o "Katia".

A Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera (NOAA) atualizou em agosto sua previsão e informou que se formariam mais tempestades, entre 14 e 19, das quais entre sete e dez poderiam transformar-se em furacões. Desses, entre três e cinco podem ser de grande intensidade, com ventos superiores aos 178 km/h.
 

Postar um comentário

0Comentários

Please Select Embedded Mode To show the Comment System.*

#buttons=(Ok, vamos lá!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Check Now
Ok, Go it!