Nações Unidas no Brasil
Reunidos hoje (20/09) em uma reunião de alto nível, mais de 100 Chefes de Estado e de Governo, além de diversas autoridades da ONU, ressaltaram a necessidade de haver mais ações para proteger as terras áridas em todo o mundo, ajudando assim a reduzir a pobreza e melhorar as perspectivas para o desenvolvimento.
No encontro, o Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, afirmou que as terras áridas têm o potencial de impulsionar o crescimento econômico nacional e o desenvolvimento humano sustentável. “Ao redirecionar o foco de nossa agenda de desenvolvimento para incluir o potencial das terras áridas, nós poderemos romper as ligações entre pobreza e desertificação, seca e degradação do solo”, disse Ban.
Ele chamou atenção para a situação das terras áridas na região do Chifre da África, que está passando pela mais grave crise alimentar no mundo, deixando mais de 13 milhões de pessoas precisando urgentemente de ajuda humanitária.
O Presidente da Assembleia Geral, Nassir Abdulaziz Al-Nasser, afirmou que a desertificação é um dos desafios mais complexos atualmente, com graves impactos econômicos, políticos e sociais, principalmente para as pessoas mais pobres. Ele destacou a necessidade de haver mais políticas de intervenção e mudanças nas estratégias de gerenciamento sustentável da terra para lidar com os impactos da desertificação.
Já o Secretário Executivo da Convenção das Nações Unidas para o Combate à Desertificação (UNCCD), Luc Gnacadja, afirmou na reunião que “para sustentar a vida na Terra, nós devemos construir um mundo neutro de degradação da terra”. Ele pediu ainda que todos os líderes do mundo tomem medidas que levem a uma mudança na maneira com que se administra os recursos da terra.
Na ONU, líderes mundiais destacam importância de proteger terras áridas
setembro 20, 2011
0