José Eduardo Mendonça - Planeta Sustentável
O Google continuou a diminuir sua pegada de carbono em 2012, de acordo com novos dados, segundos os quais, por mês, um usuário médio dos serviços da empresa emite tanto CO2 quanto se estivesse dirigindo um carro por 1.5 km.
A empresa confirmou anteontem ter emitido no ano passado 30.3 toneladas de CO² por milhão de dólares de receita, comparadas a 44.3 toneladas em 2011 – o que representa uma redução de 32% na intensidade de carbono.
A companhia calculou que um “usuário ativo” médio faz 25 pesquisas e assiste 60 minutos de vídeos no YouTube por dia, enquanto usa também uma conta no Gmail e outros de seus serviços, o que se traduz em uma emissão diária de 8 gramas por usuário.
Durante o ano passado, o Google fez uma série de investimentos em projetos de energia renovável, incluindo U$ 12 milhões em uma planta solar de 94MW na África do Sul, e outros U$ 200 milhões em uma usina eólica, de 161 MW, no Texas.
Os números impressionam. Foram feitas, em 2012, 100 bilhões de pesquisa e vistas 6 bilhões de horas de vídeo no YouTube, além do apoio a 760 milhões de usuários do navegador Chrome.
No entanto, lembra a ENS Newswire, a empresa enfrenta críticas de ambientalistas por ter no mês passado patrocinado um evento de levantamento de fundos para o deputado republicano James Inhofe, um notório cético da mudança do clima. Segundo ele, a mudança do clima “é uma farsa” e o CO2 “na verdade beneficia nosso ambiente e nossa economia.”
O Google continuou a diminuir sua pegada de carbono em 2012, de acordo com novos dados, segundos os quais, por mês, um usuário médio dos serviços da empresa emite tanto CO2 quanto se estivesse dirigindo um carro por 1.5 km.
A empresa confirmou anteontem ter emitido no ano passado 30.3 toneladas de CO² por milhão de dólares de receita, comparadas a 44.3 toneladas em 2011 – o que representa uma redução de 32% na intensidade de carbono.
A companhia calculou que um “usuário ativo” médio faz 25 pesquisas e assiste 60 minutos de vídeos no YouTube por dia, enquanto usa também uma conta no Gmail e outros de seus serviços, o que se traduz em uma emissão diária de 8 gramas por usuário.
Durante o ano passado, o Google fez uma série de investimentos em projetos de energia renovável, incluindo U$ 12 milhões em uma planta solar de 94MW na África do Sul, e outros U$ 200 milhões em uma usina eólica, de 161 MW, no Texas.
Os números impressionam. Foram feitas, em 2012, 100 bilhões de pesquisa e vistas 6 bilhões de horas de vídeo no YouTube, além do apoio a 760 milhões de usuários do navegador Chrome.
No entanto, lembra a ENS Newswire, a empresa enfrenta críticas de ambientalistas por ter no mês passado patrocinado um evento de levantamento de fundos para o deputado republicano James Inhofe, um notório cético da mudança do clima. Segundo ele, a mudança do clima “é uma farsa” e o CO2 “na verdade beneficia nosso ambiente e nossa economia.”