Etiópia e a escassez de água: por uma gota de vida

0

Mustafa Oshe, residente de um intrincado povoado do estado regional de Oromia, no centro de Etiópia, sonhou sempre com obter água potável para sua família, que inclui a sua esposa e três filhos pequenos.


Prensa Latina


Addis Abeba - Esse anseio fez-se realidade faz muito pouco, quando o fabricante chinês de maquinaria pesada Xuzhou Construction Machinery Group inaugurou 41 adegas potabilizadoras, que se espera sirvam a centos de aldeanos de Goleba Qulito, um povo localizado na localidade de Adami Tulu Judo Kombolcha.


Oshe teve que lidar por muito tempo com uma dupla ameaça: as quantidades insuficientes de água e o perigo de doenças transmitidas ao consumí-la de fontes pouco confiáveis.

'No passado, obtínhamo-la do rio, mas está contaminada com parasitas e tinha contínuos brote de diarrea; com o novo projeto a saúde de nossa comunidade melhorará', assinalou.

A sensação de agradecimento e alívio deste homem é compartilhada por Debele Feyisa, chefe do Escritório de Planejamento e Desenvolvimento Econômico de Adami Tulu Judo Kombolcha.

Muitos residentes usam a água subterrânea do área, que não é confiável pois tem demasiado fluoruro, comentou Feyisa a Imprensa Latina.

Este enclave tem um mínimo de 600 lares, a maioria viaja um mínimo de cinco quilômetros para conseguir o necessário para beber, e este plano resolve parcialmente este problema, agregou.

Por sua vez, Gao Zhiqiang, gerente nacional de Xuzhou Construction Machinery Group, sublinhou ademais que as adegas aumentarão a capacidade de recuperação das comunidades locais para enfrentar desastres naturais.

Gao assegurou que o programa se ampliará a outras partes do país e pediu a outras companhias estrangeiras que se unam a estas iniciativas.

Estes mecanismos devem ser promovidos a outros lugares, esperamos mais esforços conjuntos tendo em vista mudar este contexto', pontualizou.

A companhia chinesa inaugurou anteriormente um projeto similar no estado regional de Amhara, localizado no norte da nação, em um lugar que, como Adami Tulu Judo Kombolcha, enfrenta os desafios de escassez ou fontes contaminadas.

Postar um comentário

0Comentários

Please Select Embedded Mode To show the Comment System.*

#buttons=(Ok, vamos lá!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Check Now
Ok, Go it!