França proíbe pesticidas à base de metam-sódio usados na desinfeção dos solos

0

França proibiu os pesticidas à base de metam-sódio, afirmou hoje a agência de segurança sanitária Anses, que considerou esses produtos "um risco para a saúde humana e o ambiente".


SIC Notícias

OBJETIVO: DESINFETAR SOLOS

A proibição definitiva surge depois de a utilização dos pesticidas ter sido suspensa por causa de várias intoxicações no oeste do país.


O Presidente francês Emmanuel Macron ouve as explicações do responsável de uma quinta em Morne-Rouge, na ilha francesa da Martinica nas Caraíbas, sobre os efeitos dos pesticidas no solo e a poluição por substâncias proibidas na agricultura | POOL NEW

"O seu uso representa um risco para a saúde humana e o ambiente", afirma a agência, que reexaminou todas as licenças de introdução no mercado de produtos com metam-sódio e agora intimou os fabricantes a pararem de os vender.

Os produtos com metam-sódio são usados para desinfetar solos, eliminando cogumelos e ervas antes das culturas, especialmente tomates e plantas usadas para saladas cultivados em explorações familiares.

700 TONELADAS AO ANO, SÓ EM FRANÇA

Em França, cerca de 700 toneladas destes pesticidas são usadas todos os anos, especialmente no oeste, onde vários casos de intoxicação foram comunicados desde o fim de setembro.

A agricultura de pequena propriedade representa 60% dos empregos do setor na zona de Loire-Atlantique, 4.600 postos de trabalho responsáveis pela produção de grandes quantidades de aipos, pepinos ou tomates.

Existem alternativas ao metam-sódio, mas na agricultura de escala familiar ainda não são utilizadas e prefere-se o metam-sódio pela sua eficácia.

Com Lusa

Postar um comentário

0Comentários

Please Select Embedded Mode To show the Comment System.*

#buttons=(Ok, vamos lá!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Check Now
Ok, Go it!