Primeiro viaduto vegetado construído em rodovia federal pode ajudar a salvar mico-leão-dourado no Rio de Janeiro

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Estrutura está sendo construída na BR-101, na altura de Silva Jardim.


Por RJ2 — Região dos Lagos

Uma obra inédita em rodovias federais pode ajudar a diminuir o grande número de atropelamentos de animais. Um viaduto vegetado começou a ser construído sobre a BR-101, em Silva Jardim, no interior do Rio, e quando estiver pronto vai ajudar na preservação do mico-leão-dourado, espécie ameaçada de extinção.

Projeto do primeiro viaduto vegetado construído em rodovia federal no Brasil — Foto: Reprodução/Inter TV
Projeto do primeiro viaduto vegetado construído em rodovia federal no Brasil — Foto: Reprodução/Inter TV

O viaduto terá 54 metros de comprimento por 20 de largura e será coberto com vegetação. Segundo a concessionária que administra a rodovia, o local para a construção foi escolhido estrategicamente.

É nesta região que vivem os micos-leões-dourados, espécie ameaçada de extinção que só não desapareceu completamente por causa de um programa de conservação. Na década de 70, eram só 200 micos, e hoje já são mais de dois mil animais.

"A gente mapeou locais considerados 'hot spots', áreas quentes de atropelamento de fauna e um dos locais foi esse, no quilômetro 208, que também corrobora com as informações dos chefes da reserva como corredores preferenciais para a travessia de animais. Então, se pensou em criar uma travessia segura para esses bichos. Uma estrutura inédita em rodovias federais no Brasil", disse Marcello Guerreiro, coordenador de meio ambiente da concessionária Autopista Fluminense.

De acordo com a empresa, a obra deve ser concluída em 2020. Depois de pronto, o viaduto vai servir de corredor para integrar os animais que estão de um lado da rodovia com outros animais que estão na área de mata da reserva biológica Poço das Antas.

"A circulação, tanto dos micos quanto de seus predadores, vai permitir um equilíbrio biológico dentro da reserva e viabilizar a sobrevivência das espécies a longo prazo. É por isso que ele é tão importante e tão estratégico, não só por conta de atropelamento, mas para superar uma barreira que o ser humano está construindo na paisagem biológica", explicou o secretário executivo da Associação Mico-Leão-Dourado, Luis Paulo Ferraz.

A construção do viaduto vegetado foi condição para a concessionária fazer a duplicação da rodovia e o projeto prevê ainda 15 passagens de animais por baixo da BR-101.


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