Número de casas infectadas é três vezes maior que o tolerado. Agentes da União ajudam no combate à dengue para evitar epidemia no Pan.
G1, do Rio com informações da TV Globo
Para evitar uma epidemia da dengue no carnaval e nos jogos Pan-Americanos, mais de mil agentes federais vão reforçar as equipes de saúde do município, a partir da próxima segunda-feira (12).
A região de Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio, é o local mais atingido. Foram registrados 267 casos de dengue em janeiro.
Só no bairro de Paciência são 221 casos de dengue. Uma mulher de 44 anos morreu, vítima da doença, no dia 14 de janeiro.
A Secretaria de Saúde contabiliza 526 casos em todo o estado. Outros locais afetados são: Rocha Miranda, Ipanema, Olaria, Riachuelo, Rocha e Sampaio. O índice de infestação do mosquito da dengue no Rio caiu em relação ao ano passado, mas isso não significa que a cidade está livre da doença. O numero de casas infectadas no estado é três vezes maior que o tolerado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
Ministro e secretários estadual e municipal de saúde se unem
O ministro da Saúde, Agenor Álvares, se reuniu na terça-feira (23) com o secretário estadual de Saúde e Defesa Civil, Sérgio Côrtes, e o secretário municipal de Saúde, Jacob Kligerman, para definir as políticas de combate e prevenção à dengueno Estado do Rio. Da reunião, ficou acertado que 1.035 agentes de Saúde da União serão requisitados para fiscalizar as áreas que podem ser criadouros dos mosquitos transmissores.
Após o encontro, o ministro afirmou que a ajuda do Governo Federal será na coordenação das ações de um plano integrado e que já disponibilizou recursos financeiros, materiais e humanos.
“Acabamos de acertar as responsabilidades do Estado, do município e da União. A primeira etapa consistirá na convocação de agentes de Saúde de vários municípios da região metropolitana, que serão capacitados a partir do dia 5 de fevereiro,” disse o ministro.
De acordo com Álvares, o Ministério da Saúde repassa mensalmente, há cerca de cinco anos, os recursos financeiros necessários a cada município da região metropolitana. “Estamos repassando cerca de R$ 50 milhões por ano para o Rio de Janeiro. Importante ressaltar que o Pan-Americano é um dos motivos para a agilização do plano, mas o principal motivo é não permitirmos que aconteça novamente a epidemia - inclusive com mortes - que ocorreu em 2002.”
Região de Santa Cruz, no Rio, registra 267 casos de dengue em janeiro
fevereiro 08, 2007
0