Incêndio continua destruindo área do Parque Nacional de Brasília

0
Bombeiros e agentes do Ibama trabalham no local para conter o avanço das chamas. Temperaturas elevadas e baixa umidade prejudicam a ação contra o fogo.

Do G1, em Brasília

Bombeiros e agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) seguem trabalhando para conter o incêndio que destrói a área do Parque Nacional de Brasília desde a manhã de terça-feira (21).

Monitoramento feito por satélite e encaminhado ao Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) constatou focos de calor (temperaturas acima do normal) em uma área de 2,2 mil hectares.

Isso, no entanto, não significa que toda a zona mapeada tenha sido queimada. "Para ter noção exata do tamanho do incêndio, é preciso um mapeamento feito por satélite de resolução maior. O nosso, por exemplo, tem uma resolução de 1 km², ou seja, mede a temperatura média em cada 1 km²", explicou O meteorologista da Seção de Produtos de Imagens Satélites do Instituto Nacional de Meteorologista (Inmet), Wagner de Aragão.

"Se ocorrer um incêndio em algum local dessa região, a temperatura fica entre 800ºC e 1000ºC. O satélite faz, então, uma média da temperatura dessa área, o que não significa necessariamente que toda ela esteja incendiada. Os dados que temos não servem para precisar a área queimada", acrescentou o meteorologista.

A dimensão do incêndio, estimado em pelo menos 60 hectares pelo Corpo de Bombeiros nesta quarta-feira (22), poderá ser constatada com maior nitidez após o apagamento das chamas.

A alta temperatura, a baixa umidade e os fortes ventos, no entanto, prejudicam a ação dos agentes no local. Segundo o Inmet, a previsão é de que as condições climáticas permaneçam estáveis no DF, sem previsão de chuva para os próximos 15 dias.

Suspeita de incêndio criminoso

Os quartéis do Corpo de Bombeiros do DF estão de prontidão e podem ser chamados a qualquer hora para o combate ao fogo. "O nosso trabalho não tem previsão para terminar. A área atingida é de difícil acesso, muito fechada", disse o chefe de comunicação dos bombeiros, major Rogério Soares.

A principal suspeita é de que o incêndio tenha sido criminoso. Durante a operação, foi encontrada uma chácara com o terreno queimado, supostamente para limpá-lo e queimar folhas secas, o que teria levado ao fogo.

O Parque Nacional de Brasília possui área de aproximadamente 30 mil hectares. Entre as suas funções, estão a conservação da flora e fauna silvestre e dos recursos do ecossistema e a proteção da bacia hidrográfica dos cursos de água que abastecem a capital.

Postar um comentário

0Comentários

Please Select Embedded Mode To show the Comment System.*

#buttons=(Ok, vamos lá!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Check Now
Ok, Go it!