Mortandade de peixes no Paraíba do Sul intriga especialistas

1
A Agência de Meio Ambiente do município já recolheu material para análise para verificar se há algum tipo de contaminação e adverte: ninguém deve comer o pescado nem usar a água do rio.



A mortandade de peixes no Rio Paraíba do Sul, em Resende, intriga ambientalistas e autoridades. A Agência de Meio Ambiente do município já recolheu material para análise para verificar se há algum tipo de contaminação e adverte que por enquanto ninguém deve comer o pescado nem usar a água do rio.

O dono e o encarregado de uma fazenda às margens do rio Paraíba do Sul passaram o dia recolhendo uma grande quantidade de peixes mortos. De acordo com Matheus, o problema aconteceu às 6h, quando ele reunia o gado. “Passei aqui e o rio estava com muito peixe morrendo. Senti um cheiro forte de veneno”, conta.

Até o fim da tarde, dezenas de peixes mortos estavam descendo o rio Paraíba. Foi preciso várias viagens de barco para tirar os peixes da água. O pecuarista disse que está preocupado com o gado que se alimenta de capim nas margens e bebe água do rio. “Pode ocorrer uma intoxicação ou até a morte de uma vaca”, fala Altair Jardim.

Segundo as primeiras investigações de autoridades ambientais, a quantidade de peixes mortos foi vista a cerca de um quilômetro rio abaixo depois do Pólo Industrial de Resende, onde existem pelo menos dez grandes empresas atuando. Algumas trabalhando com produtos altamente tóxicos.

A Agência de Meio Ambiente de Resende, recolheu amostras da água e dos peixes para que sejam feitas analises clínicas. “Para que nós tenhamos a identificação da substância que deve ter sido lançada ao rio e sabendo qual substância possamos identificar o responsável pelo acidente”, conta Luiz Felipe César.

Prefeituras que captam água do Paraíba, foram avisadas sobre o problema. O ambientalista alerta também a população para que não consuma os peixes. “A substância pode ser tóxica portanto é preferível que esses peixes não sejam consumidos”.

A Feema, órgão estadual de controle do meio ambiente, também recolheu amostras para análise.

As prefeituras de Porto Real e Quatis suspenderam a captação de água do rio Paraíba até que o resultado dos exames seja divulgado. Em Barra Mansa e Volta Redonda, as coordenadorias de meio ambiente informaram que estão monitorando a situação.

Postar um comentário

1Comentários

Please Select Embedded Mode To show the Comment System.*

#buttons=(Ok, vamos lá!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Check Now
Ok, Go it!