Sistema de tratamento de esgoto inovador limpa Lagoa de Araruama

1


Biólogos, acadêmicos de engenharia florestal, gestores ambientais e até advogados integrados a comitês de bacias do Rio de Janeiro, Bahia e Minas Gerais se surpreenderam com os resultados obtidos com o tratamento de esgoto na Lagoa de Araruama, na Região dos Lagos. A recuperação da lagoa, a partir da implantação pela Prolagos do sistema de coleta e tratamento de esgoto em "tempo seco" foi o tema da visita técnica de uma comissão multidisciplinar à Região dos Lagos, por sugestão do Consórcio Intermunicipal Lagos São João (CILSJ).

O grupo participante do Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas, no Rio de Janeiro, foi conhecer como funciona o sistema nos municípios da região. O sistema de captação e tratamento de esgoto em "tempo seco", implantado a partir de 2003, vem sendo citado pelas instituições estaduais de recursos hídricos como exemplo de recuperação ambiental, devido à melhora visível da Lagoa de Araruama, que apresentava um alto grau de poluição.

À época, a concessionária adotou o sistema em "tempo seco" por decisão de órgãos fiscalizadores como Ministério Público, prefeituras, CILSJ, Comitê de Bacia Lagos São João e outras entidades e instituições, que perceberam ser o mais viável para recuperar e salvar a lagoa da degradação ambiental a curto prazo.

Postar um comentário

1Comentários

Please Select Embedded Mode To show the Comment System.*

#buttons=(Ok, vamos lá!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Check Now
Ok, Go it!