É praticamente impossível imaginar, nos dias de hoje, alguém que não utilize os buscadores de sites na internet. Basta digitar uma palavra-chave naquelas barrinhas para que esses mecanismos apresentem inúmeros resultados, o que facilita a vida dos usuários. Mas o buscador Ecosia, que é bem semelhante ao Google, resolveu inovar: a cada pesquisa realizada no sistema, uma nova árvore é plantada no mundo.
Criado por alemães, o Ecosia se uniu ao Yahoo, ao Bing e à organização não governamental WWF para concluir o projeto, que busca incentivar as pessoas a adotar hábitos mais sustentáveis até quando elas navegam na internet, prática que utiliza energia de servidores e, em consequência disso, contribui para a emissão de gases de efeito estufa na atmosfera.
O site, que destina pelo menos 80% de suas verbas para um programa de preservação das florestas tropicais no mundo inteiro, principalmente na Amazônia, conta com mais de dois milhões e meio de usuários, que realizam cerca de 20 milhões de buscas por mês. Desde sua criação, o buscador obtém recursos financeiros por meio dos links patrocinados estabelecidos pelas empresas, que inserem os endereços virtuais no canto direito da tela.
Além do plantio de novas árvores e da doação dos lucros do site, o Ecosia mantém um programa de mitigação de suas emissões de carbono e publica os certificados de neutralização na internet. O sistema de buscas também divulga os comprovantes das doações realizadas em nome da sustentabilidade.