Após 7 horas de viagem em avião, pingüins resgatados no Nordeste chegam ao RS

0


Após sete horas de viagem em avião da Força Aérea Brasileira e em caminhão, 399 pingüins resgatados no litoral do Nordeste chegaram ontem a Rio Grande (323 km de Porto Alegre), onde serão soltos no mar.

Todas as aves sobreviveram ao percurso de 3.400 km de Salvador a Rio Grande. "A viagem cansou um pouco, mas eles tomaram um banho de mangueira assim que chegaram e ficaram animadinhos de novo", disse a analista ambiental do Ibama Camila Vianello, que acompanhou os pingüins na viagem.

As aves passaram o dia no Centro de Reabilitação de Animais Marinhos da Furg (Fundação Universidade Federal do Rio Grande), onde receberam hidratação e cuidados para serem soltos na natureza.

Local de soltura

O local de soltura não foi escolhido por acaso. "Rio Grande é a cidade mais ao sul com apoio institucional para cuidar dos pingüins", afirmou Sheila Serra, bióloga do Instituto de Mamíferos Aquáticos, que coordenou o transporte.

A liberação dos pingüins está prevista para hoje, no Dia Mundial dos Animais, às 10h, na praia do Cassino.

As aves serão deixadas à beira-mar, e os biólogos esperam que elas se dirijam instintivamente para a Patagônia, região que fica no extremo sul do continente.

"Não há como dizer se chegarão, mas os pingüins estão sendo soltos com saúde. Se fossem soltos fracos, provavelmente morreriam", disse Vianello.

Segundo o veterinário da Furg Rodolfo da Silva, é comum que os pingüins subam pela costa brasileira, mas geralmente estacionam no mar do Rio de Janeiro.

Correntes marítimas

Não há uma única explicação para o fato de mais de 1.600 pingüins, aves marinhas típicas de clima temperado, terem sido encontrados neste ano em praias do Nordeste brasileiro.

Para Vianello, alterações nas correntes marítimas - que estariam mais fortes - e sobrepesca no Nordeste fizeram com que as aves fossem mais longe do que o habitual em busca de alimentos.

Postar um comentário

0Comentários

Please Select Embedded Mode To show the Comment System.*

#buttons=(Ok, vamos lá!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Check Now
Ok, Go it!